Identificação de riscos elétricos
CURSO: Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho
TURMA: IX
Módulo: Prevenção e Controle dos Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações – Elétrica
Professor: Victor Luiz Crespi
Aluno: Willian Marcel Gorniack
Junho 2012
1 DESCRIÇÃO DA EMPRESA
A empresa em estudo é uma vidraçaria de pequeno porte localizada no município de Joinville/SC. Possui 7 funcionários, sendo 3 do setor administrativo e 4 do setor técnico-produtivo. O espaço físico do empreendimento está dividido em escritório e galpão de armazenamento de materiais e ferramentas. Uma pequena parte dos serviços prestados pela empresa é realizada dentro do espaço físico da mesma, sendo a maior parte em residências e edifícios comerciais dos clientes, e é comum a realização de serviços em obras ainda em construção.
2 IDENTIFICAÇÃO DO TIPO DE CIRCUITO ELÉTRICO
Na referida empresa, o fornecimento de energia provém da CELESC Holding S.A., e é do tipo trifásico a quatro fios. A tensão disponível para o município pela rede de transmissão é de 13,8kV e a tensão utilizada pela empresa é de 220V, portanto, de acordo com o Sistema Elétrico de Potência (SEP), esta é uma rede secundária, atendendo consumidores em baixa tensão.
3 IDENTIFICAÇÃO DOS RISCOS RELACIONADOS À ATIVIDADE
a. Choque elétrico
Setor técnico-produtivo: Os riscos de choque elétrico presentes neste setor da empresa decorrem da utilização de ferramentas elétricas (furadeiras, serras circulares, serras de mármore/Makita e moto-esmeril). As causas determinantes para que ocorra um acidente envolvendo choque elétrico são o contato com um condutor nu energizado e falhas na isolação elétrica dos equipamentos.
Setor administrativo: Neste setor, os riscos envolvem a utilização de equipamentos de informática, como computadores, impressoras, aparelhos de emissão de nota fiscal, calculadoras financeiras elétricas. As causas são as mesmas citadas acima. b. Queimaduras