crime cibernetico
1. Introdução
Atualmente, com a evolução da tecnologia e com o desenvolvimento da sociedade, a internet virou o meio mais usado pelas as pessoas, que se conectam 24 horas por dia. Há conseqüências positivas como o acesso a informação, a agilidade em alguns serviços, porém também há conseqüências negativas como os crimes cibernéticos que são cada vez mais comuns na rotina das pessoas e que ás vezes essas pessoas nem percebem. Para a investigação desses crimes cibernéticos, o investigador terá que usar alguns métodos para que se possa chegar ao acusado. Mas, freqüentemente essas investigações irão se deparar com dificuldades, ocasionadas por vários meios, como a fraude, falsificação, a timidez da lei brasileira, o despreparo dos órgãos públicos, dentre outros.
2. Desenvolvimento
Para que ocorra a investigação de um crime cibernético é necessário que o investigador delimite a natureza do crime a ser investigado e qual a forma que o criminoso usou para praticar a ação delituosa. A definição de crime cibernético é aquele praticado com o auxilio da internet, e ocorre pelas falhas de segurança dando gerado pelo usuário ou por um terceiro. Assim, existem alguns métodos a serem usados pela policia ou o investigador, porém juntamente com alguns problemas que delimitam essa investigação, gerando dificuldades para a investigação ser concluída e o criminoso ser punido de forma correta. Os métodos usados para a investigação de crimes cibernéticos são:
a. Logs: as pessoas pensam que quando acessam a internet, nada será registrado, que tem livre acesso sem nenhuma adversidade. Porém, não é isso que ocorre de algum meio terá o registro de acesso, que pode ser feito pelos logs ou chamados registros de ações. Esses registros têm a função de investigar a ação de crimes por meio de websites, emails, redes sociais, chats, dentre outros. E ocorre por meio de um histórico de tudo que foi acessado, como dia, hora, número do IP.