estatistica
Na historia do desenvolvimento humano, a sociedade primitiva se deparou com os primeiros problemas para saber o tamanho da sua população, a quantidade de terras e suas riquezas, por isso teve a necessidade de conta-las. Por esse motivo, os governantes das grandes civilizações antigas fizeram indiretamente um estudo estatístico para saber os bens que seu Estado possuía e como a população desse estava distribuída. Ai teve o inicio da estatística.
1.1 INTRODUCAO A ESTATISTICA
No plural, estatísticas indica qualquer coleção de dados quantitativos ou, ainda, ramo da matemática que trata da coleta, da analise, da interpretação e da apresentação de massa de dados numéricos.
No singular, estatística é um conjunto de métodos e processos quantitativos que serve para estudar e medir os fenômenos coletivos. A estatística é apresentada em duas grandes áreas : estatística descritiva e estatística inferencial. - Estatística descritiva: tem por objetivo descrever e analisar determinada população, utilizando métodos numéricos e gráficos, para se determinarem padrões, em um conjunto de dados. - Estatistica inferencial é o conjunto de métodos para a tomada de decisões, nas situações em que há incerteza, variações ou outras generalizações acerta de um conjunto maior de dados.
1.2 IMPORTANCIA DA ESTATISTICA
O método estatístico lida com informações, associando os dados ao problema, mostrando como e o que coletar para obter conclusões a partir de todos os dados, de tal forma que essas conclusões possam ser entendidas por outras pessoas. Assim, esse método auxilia os vários profissionais no planejamento e nas tomadas de decisões.
1.3 ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DA ESTATISTICA
Amostra é qualquer subconjunto não vazio de uma população
Amostragem é o meio de escolha da amostra e consiste na seleção criteriosa dos elementos a serem submetidos ao estudo.
O estudo de qualquer fenômeno necessita da coleta e da analise de dados estatísticos. A coleta de dados