Criação de Empresa Ficticia
CASE KAISER: CLUBE
Enfrentando problemas de rejeição à sua marca, em mercados isolados do país, especialmente no Rio de Janeiro a Kaiser decidiu desenvolver um projeto capaz de reverter essa situação. Por outro lado, esse novo projeto também deveria atender estratégia de combater a AmBev, fusão entre Brahma e Antarctica que de alguma forma iria atingir a comercialização da Kaiser.
Como principal estratégia de crescimento no mercado, a Kaiser decidiu associar seu produto a outra grande paixão do brasileiro: o futebol. A empresa já tinha uma experiência vitoriosa nesse sentido, através do patrocínio dos campeonatos regionais de São Paulo e Minas Gerais.
Depois de ligar sua marca a campeonatos, optou por associar o nome Kaiser aos principais times de futebol do país, agregando mais valor à marca. Pesquisas realizadas no Rio de Janeiro apontaram reação positiva ao projeto "Kaiser Clube", que previa o lançamento de embalagens com distintivo dos principais clubes brasileiros.
Lançado inicialmente no Rio de Janeiro, em novembro de 1999, o projeto Kaiser Clube destaca a importância do consumidor no processo, uma vez que parte da receita de latas e garrafas com distintivo dos principais times é revertida para os clubes (4% da receita das vendas de cada tipo de lata). A companhia decidiu aproveitar o tipo Pilsen de cerveja, testado e aprovado pelos consumidores, para comercializar latas e garrafas com logotipos dos 4 principais times de futebol do Rio de Janeiro: Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo com o slogan "Com Kaiser Clube seu time vai ganhar sempre". Com o conceito "Beba Kaiser Clube e ajude o seu time. Você é mais do que torcedor, é patrocinador", o consumo era estimulado, abrangendo a grande maioria de bebedores de cerveja, que tem o futebol como sua outra grande paixão. O projeto foi estendido para Minas Gerais, Pernambuco, Bahia e Ceará.
Kaiser Clube praticamente dobrou a participação da marca no mercado carioca em apenas