Criatividade E Pratica Docente
Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo a reflexão e análise de textos referentes ao ato criador e a prática docente.
Iniciaremos apresentando os textos e obras que serviram de base para esse entendimento, posteriormente segue o conceito de criatividade, conforme a visão dos autores dos textos complementares analisados. Por fim, seguem considerações sobre a criatividade e a prática docente no espaço escolar.
DESENVOLVIMENTO
2 APRESENTAÇÃO DOS TEXTOS COMPLEMENTARES
Para que fosse desenvolvida essa atividade se propôs a leitura de dois textos, ambos servem aos docentes para que se compreenda a criatividade a atuação profissional do professor para estimular a mesma.
O primeiro intitulado “A Criatividade e Processos de Criação” é da autora Fayga Ostrower e foi lançado em 1977. O livro versa sobre a criatividade e o ser humano. A autora discorre sobre como a natureza criativa do homem se elabora no contexto cultural. Segundo ela, todo indivíduo se desenvolve em uma realidade social, em cujas necessidades e valorações culturais se moldam os próprios valores de vida. Dessa forma a Ostrower aborda questões como potencialidades; alguns aspectos do ser consciente-sensível-cultural; o ser sensível; o surgimento do homem na história como um ser cultural; o ser consciente; o papel desempenhado pela memória; as associações que afluem em nossa mente; o falar, simbolizar como mediadoras entre o nosso consciente e o mundo; as formas simbólicas e ordenaçõesinteriores; o potencial criador e o estado de tensão psíquica. Cada ponto desses tratados pelo autor tem