criatividade
PEDAGOGIA – 7º SEMESTRE
ANÉSIA SOARES DE JESUS
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
Montes Claros
2015
ANÉSIA SOARES DE JESUS
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
Trabalho apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Ensino de História e Geografia, Ensino de Matemática, Ensino de Ciências Naturais e Saúde Infantil, Estágio Curricular Obrigatório III: Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Seminário VII. Prof. Cyntia França, Lilian Gavioli de Jesus, Keila Tatiana Boni, Andreia de Freitas Zômpero, Vilze Vidotte Costa, Rosely Montagnini.
Montes Claros
2015
INTRODUÇÃO
Esta atividade foi realizada através de uma pesquisa teórica sobre os assuntos tratados nas disciplinas de História e Geografia, Ensino de Matemática, Ensino de Ciências Naturais e Saúde Infantil, Estágio Curricular Obrigatório III: Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Seminário VII, com relação ao professor e à criatividade.
Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo a reflexão e análise de textos referentes ao ato criador e a prática docente. Iniciaremos apresentando os textos e obras que serviram de base para esse entendimento, posteriormente segue o conceito de criatividade, conforme a visão dos autores dos textos complementares analisados. Por fim, seguem considerações sobre a criatividade e a prática docente no espaço escolar.
Criatividade é uma palavra amplamente utilizada e com muitos significados. Seu conceito é complexo, multifacetado e pouco explorado. Apesar disso, é inquestionável sua importância no mundo atual, sobretudo no âmbito educacional, no qual a criatividade deve ser desenvolvida. A contemporaneidade requer professores criativos que formem alunos criativos.
Ostrower (1977) sugere que a criatividade e o processo de criação estão interligados ao nosso ser sensível. Quer seja no âmbito conceitual ou