Criatividade- potencial criador
A criatividade é a faculdade/habilidade de criar ou o potencial criativo. Consiste em encontrar métodos ou objetos para executar tarefas de uma maneira nova ou diferente do habitual, com a intenção de satisfazer um propósito. A criatividade permite cumprir os desejos de forma mais rápida, fácil, eficiente ou económica. Criação de novas ideias e conceitos também se lhe dá o nome de inventividade, pensamento original, pensamento divergente ou imaginação construtiva. Trata-se de conceitos que implicam o ato de inventar algo novo (isto é, recorrer ao engenho), a capacidade de encontrar soluções originais e a vontade de mudar o mundo. Apresentar trabalhos em forma teatral é uma maneira de propor o desenvolvimento dessa criatividade e a exposição pode se tornar um elemento fundamental para a aprendizagem. Trabalhar a criatividade é uma forma de deixar qualquer aula mais dinâmica e proveitosa, pois incentiva os alunos a participarem com maior dedicação. Sem se preocupar com a disciplina, estimular a criatividade é uma forma dos professores darem a chance de seus alunos irem atrás do conhecimento, de fazerem descobertas, de identificarem elementos fundamentais para se comprovar as teorias e os conteúdos escolares.
A relação de arte, educação, aprendizagem e CRIATIVIDADE devem andar bem juntinhas, porque uma completa a outra e ambas transforma seres humanos. o impulso criativo é algo que pode ser considerado como uma coisa em si, algo naturalmente necessário a um artista na produção de uma obra de arte, mas também algo que se faz presente em qualquer pessoa – bebê, criança, adolescente, adulto ou velho.
B)
Existem muitos caminhos para o desenvolvimento do potencial criador, que cada pessoa em sua trajetória existencial vai descobrindo e reconhecendo como válidos. Não existe uma receita básica, tampouco uma metodologia para a criatividade que pode ser ensinada, mas existem sim, elementos fundamentais que podemos identificar e que explicam parcelas do processo