Franci Dp 2
atividade interdisciplinar
Esplanada
2015
franciane santos do nascimento
atividade interdisciplinar
Trabalho apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Ensino deHistória e Geografia, Ensino de Matemática, Ensino de Ciências Naturais e Saúde Infantil, Estágio Curricular Obrigatório III: Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Seminário VII.
Prof. CyntiaFrança, Lilian Gavioli de Jesus, Keila Tatiana Boni, Andreia de Freitas Zômpero, Vilze Vidotte Costa, Rosely Montagnini.
Esplanada
2015
INTRODUÇÃO O presente estudo tem por objetivo a reflexão e análise de textos referentes ao ato criador e a prática docente. Iniciaremos apresentando os textos e obras que serviram de base para esse entendimento, posteriormente segue o conceito de criatividade, conforme a visão dos autores dos textos complementares analisados. Por fim, seguem considerações sobre a criatividade e a prática docente no espaço escolar. Criatividade é uma palavra amplamente utilizada e com muitos significados. Seu conceito é complexo, multifacetado e pouco explorado. Apesar disso, é inquestionável sua importância no mundo atual, sobretudo no âmbito educacional, no qual a criatividade deve ser desenvolvida. A contemporaneidade requer professores criativos que formem alunos criativos. Ostrower (1977) sugere que a criatividade e o processo de criação estão interligados ao nosso ser sensível. Quer seja no âmbito conceitual ou no âmbito intelectual, a capacidade criadora depende da sensibilidade, que não é um privilégio dos artistas, ela é patrimônio de todos os seres humanos, em diferentes áreas, emdiferentes graus. Todo ser humano nasce com um potencial sensível e pode expressar através de sua sensibilidade a criatividade. Dessa forma,