Gest o do Trabalho
Diante do processo de globalização e acirrada disputa por novos mercados e clientes, o diferencial competitivo das organizações passou a ser as pessoas que lá trabalham. As empresas, com isso, estão sendo induzidas a desenvolver estratégias que visem ao comprometimento e não ao controle das pessoas. E para gerar tal comprometimento, elas estão tendo que entender e identificar quais são as expectativas e objetivos que possuem os colaboradores.
Deste modo, a Gestão do Trabalho pode ser associada a um conjunto de práticas e políticas definidas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho. Deve-se buscar com a mesma a promoção de estratégicas de aprendizagem organizacional direcionadas para a busca de resultados a longo prazo e o domínio de tarefas complexas. No que refere-se ao curso Gestão de Agronegócios a disciplina Gestão do trabalho no Ambiente Rural se apresenta como uma oportunidade de desenvolver-se competências necessárias para o Trabalho. Na mesma os alunos são expostos as informações que de forma direta favorecem a Instrução, a Capacitação, o Desenvolvimento e a Educação. Isto posto, o presente relatório se apresenta como parte da avaliação referente ao 1º Semestre de 2015.
Assim, no que tange o ambiente organizacional, a gestão de pessoas é fundamental no provimento de mecanismos aos colaboradores para o desenvolvimento de suas atividades de forma produtiva e satisfatória. Neste sentido, o presente trabalho tem por objetivo conhecer a organização cooperativa, ora denominada COPAS-DF, e analisar e avaliar a sua forma de Gerenciamento do Trabalho no que refere-se ao modelo de gestão de pessoas, captação, capacitação, missão, valores e gestão de desempenho. Busca-se com este a contribuição na disseminação de informações que favoreçam o aprimoramento e a discussão da gestão do trabalho como recurso fundamental para a melhoria contínua na organização.
Este relatório se realizará em