Semente de abobora
PIRES, Thalita de Almeida.1
RESUMO
A abóbora pertence à ordem Cucurbitales, família Cucurbitácea e espécie Cucúrbita, muito utilizada na cozinha brasileira. Originária da América, a hortaliça fez parte da alimentação de muitos povos, como os astecas, incas e maias. A abóbora é uma hortaliça que apresenta peso e tamanho variável, assim como inúmeras variedades. No Brasil, as mais conhecidas e comercializadas são a abóbora seca, a abóbora paulista, a abóbora-moranga e a abóbora japonesa (cabochã ou abóbora hokaido). Sua semente é muito apreciada na forma torrada e como aperitivo, tornaram-se recentemente mais populares devido a pesquisas que sugerem que têm benefícios específicos para a alimentação e para a saúde.
Palavras chaves: Abóbora. Semente de abóbora. Benefícios.
1 INTRODUÇÃO
O presente artigo abordará um pouco sobre história da abóbora, seus benefícios para a saúde e valor nutricional. A intenção é mostrar suas qualidades como alimento e suas formas de uso. Abóbora de nome popular, moranga, abobrinha, abobrinha-italiana (abobrinha de moita), com nome cientifico Cucúrbita Moschata (abóbora). As abóboras fizeram sucesso e circularam rapidamente entre os diferentes países do Velho Mundo, chegando à Alemanha e à Itália ainda no século XVI. Quando os imigrantes alemães e italianos vieram ao Brasil, no século XIX, trouxeram consigo sementes de suas próprias seleções de abóboras, para seguir cultivando no Brasil aquelas que já haviam sido incorporadas à sua cultura havia três séculos.
As sementes de abóbora são ricas em fitoestrógeno, outra substância funcional que pode auxiliar na redução dos sintomas da menopausa e TPM, além dos níveis de colesterol. A concentração de fibras na semente de abóbora é bastante elevada, o que torna o consumo diário desta semente muito indicado na prevenção e tratamento da prisão de ventre.
2 ABÓBORA: HISTÓRIA E SEUS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE
Abóbora de nome