Criatividade na Educação
CRIATIVIDADE
CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO
CRUZEIRO
2012
CRIATIVIDADE
CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO
Trabalho do módulo Criatividade apresentado ao curso de Pedagogia Avançada da Faculdade de Ciências Humanas de Cruzeiro sob a orientação do Prof. Esp. Jorge Luiz Conde.
CRUZEIRO 2012
Artigo 1-Criatividade no Contexto Educacional:
Três Décadas de Pesquisa
1- Professores mais criativos possuem alunos mais criativos? Sim, quando os professores são criativos, eles estimulam os seus alunos a serem também criativos. A colocarem a criatividade para fora. Eles acabam desbloqueando seus alunos do medo e fazendo com que a criatividade aflore. Se o professor dá liberdade ao aluno para explorar suas habilidades e pensamentos; se cria condições para que esse aluno se expresse como individuo criativo, que é, ele acaba sendo um suporte importante para o seu aluno. Cabe ao professor, dar condições, estimular, desenvolver e cobrar muitas vezes o potencial de cada aluno em sala de aula e fora dela. O aluno criativo, muitas vezes, é produto do professor criativo.
2- São os professores capazes de identificar seus alunos mais e menos criativos? Muitas vezes não. Os professores estão mal preparados e não conseguem criatividade o suficiente para inovar suas aulas. Não prestam sequer a atenção nos alunos, muito menos em suas habilidades e curiosidades. A maioria dos professores gostam da mesmice e ficam ansiosos para que a aula termine logo. Eles não querem identificar a criatividade no aluno porque não estão acostumados a mudar o padrão de aulas em que o professor dirige e o aluno é dirigido. O professor prefere ainda hoje, não estimula as diferenças individuais de seus alunos, mantendo assim um modelo de aula tradicional.
Artigo 2 : O desenvolvimento da criatividade e da autonomia na escola:
O que nos dizem Piaget e Vygotsky.
AUTORA; Ana Luiza Manzini