Criatividade na educação
A criatividade é muito importante para o professor nos dias de hoje, com toda a globalização, assim como percebemos nos depoimentos dos professores. Todos concordam que hoje a tecnologia oferece muitos atrativos para os jovens, por isso não podem mais ficar apenas com lousa, giz em aulas cansativas e expositivas. As aulas precisam ser criativas e motivadoras, os alunos devem sentir-se como parte do processo e participar ativamente das aulas.
Ser criativo, provocar a criatividade em alguém, ir além dos limites, despertarem o desejo de aprender, fazer alguém pensar. O que parece inerente ao ser humano pode ficar guardado nele durante toda a sua vida ou pode ser trabalhado pelo educador para resgatar o que está se perdendo: a vontade de aprender cada vez mais. E, para isso, haja criatividade! O professor não pode desistir em frente das dificuldades encontradas seja, uma sala de aula lotada, falta de materiais, ou de apoio pedagógico, pois:
Com criatividade, é possível fazer muito com o pouco que chega até a instituição escolar. Apesar das dificuldades encontradas no campo educacional, o verdadeiro professor está sempre disposto a superar os limites e mostrar que ainda se pode sonhar com uma educação de qualidade no Brasil. (Tatiana Serra)
É necessário ser criativo para vencer os obstáculos da atualidade, se todos fizeram sua parte não haveria tantas crianças e jovens desistindo da escola causando um grande índice de evasão escolar Ao repensar e modificar sua prática pedagógica tradicionalista, para uma vivencia mais próxima da realidade de nossos alunos provocaria maior interesse nos educandos pela aprendizagem. Uma aula criativa vai motivar o aluno, e um aluno motivado vai desejar e buscar aprender, Ao preparar uma aula, o professor deve refletir no sentido de durante sua aula proporcionar uma aprendizagem que seja realmente significativa para o aluno.
Em todas as atividades existem muitas opções para se realizar uma tarefa. Algumas