Resumo
A Coerência não tem qualquer idéia assemelhada à noção de gramaticalidade, sendo mais ligada a boa formação textual. estabelece interação, interlocução, numa situação comunicativa. devendo ser vista como um princípio de interpretabilidade do texto. esta ligada à inteligibilidade e à capacidade que o receptor do texto tem para calcular o seu sentido, seria a possibilidade de estabelecer alguma forma de unidade ou relação, apresentada como uma unidade de sentido, o que à caracteriza como global, referente ao texto como um todo.
A coerencia é uma continuidade de sentidos perceptível no texto, resultando numa conexão conceitual cognitiva entre elementos. Essa conexão depende de fatores diversos, devendo ser vista não só como o resultado de processos cognitivos mas também de fatores interpessoais. é semantica e pragmatica; para alguns tem uma dimensão sintatica. Contudo não se deve deduzir que a coerencia tenha a ver com a superficie linguistica do texto. Ela é profunda, global e hierarquizadora dos elementos do texto.
Por tudo isso é que se pode dizer que a coerência é, basicamente, um princípio de interpretabilidade e compreensão do texto. tem a ver também com a produção do texto à medida que quem o faz quer que seja entendido por seu interlocutor.
O estudo da coerência poderia ser visto como uma teoria do sentido do texto já que a língua só funciona na comunicação, na interlocução, com todos os seus componentes (sintáticos, semânticos, pragmáticos, socioculturais etc.). Estamos entendendo sentido como a atualização de significados virtuais das expressões lingüísticas.
Paralelamente ao conceito de coerência encontramos nos estudos textuais o conceito de coesão. a coesão é explicitamente revelada através de marcas lingüísticas e se manifesta na organização seqüencial do texto. É nitidamente sintática e