PPBIO
1- A: Reagente
B: Matéria-prima
C: mão de obra
D: Produto
E: Resíduos/ co-produtos
2- A: Álcool e catalizadores
B: Sólidos, Gazes
C: Humana e mecânica
D: biodiesel, etanol, biogás
E: glicerina, bagaço
3- A conversão química é exemplo de um processo químico, uma vez que neste ocorre a transformação da matéria-prima, como por exemplo nos processos de transesterificação, oxidação, nitração e fermentação. Operação Unitária resume-se nos procedimentos de caráter físico, como peneiração, transporte de fluidos ou gazes e secagens.
4- CONVERSÃO DE UNIDADES
5- VIDRARIAS
6- Para que se chegue a produção de biodiesel em escala industrial, onde a produção é destinada ao comercio, é necessária a passagem por três escalas anteriormente, sendo estas:
ESCALA DE VIDRARIA- onde ocorre o desenvolvimento do biocombustível;
ESCALA PILOTO DE LABORATÓRIO- onde ocorre os procedimentos de teste e de análise além desenvolvimento do produto.
ESCALA SEMI-INDUSTRIAL- onde ocorre um amadurecimento do produto, além de técnico e administrativo, nessa escala a produção já pode ser destinada à comercialização, retornando assim o dinheiro investido;
7- Procedimento de titulação de índice de acidez foi executado pelo método de Arantes (2008), adaptado da metodologia do Instituto Adolf Lutz (2004), sendo realizado em duplicatas. O método consiste em utilizar solução 0,1M de NaOH para titular o ácido graxo livre na amostra. Em cada amostra são pesados 2g de óleo em a 255 ml de solução de éter e etanol (2:1) e após homogeneização da solução, está é titulada com indicador fenolftaleína. O cálculo de acidez é determinado pela formula : Ac = V x f x 5,61/PAc = V x em que: Ac = índice de acidez; f = fator de correção da solução de NaOH; V = volume de NaOH para titular a amostra; 5,61 = equivalente grama do KOH; P = numero de gramas da amostra. De acordo com a ANP deve-se medir 0,5 g o índice de acidez, para que este possa ser utilizado.
8- Existe