Crianças superdotadas: adaptações educacionais em discussão.
Este trabalho procura demonstrar que a superdotação é multidimensional e inclui diversas capacidades, por tanto alguns especialistas dividem de acordo com o conteúdo, da tarefa, outros enfatizam o processo cognitivo com memória, e resolução de problemas. Há vários inventários e listagens elaboradas por especialistas contendo indicadores e característica especifica que permitem a identificação de comportamentos e perfis de alunos superdotados. Alguns fatos importantes emergem claramente do vasto campo de hipóteses e estudos relativos à utilização, do potencial superior segundo Rachel Lea Rosenberg:
― o grupo de superdotados intelectuais apresenta, tanto na escola como no trabalho, uma realização que, medida em termos de sucesso, é superior a media,. ― a relação entre inteligência e realização não é direta: entre pessoas com capacidade igual- mente superior há diferenças sensíveis nos níveis de realização individual. ― vários fatores específicos aparecem associados ao índice de produtividade do superdota- dos, mas a afirmação definitiva de suas influencias é, até presente, prematura.(1973, p.26).
Existe uma discussão cientifica sobre o talento se de habilidade herdadas ou estimulação ambiental. E muito difícil poder apontar com exatidão quanto de determinação cabe a um e a outro. Entretanto, pode-se afirmar, com razoável segurança, que ambos contribuem para o desenvolvimento de uma pessoa superdotada e que o ambiente estimulador favorece a manifestação de suas características. Em conseqüência, as realizações prodigiosas precoces deveriam ser vistas como a ocorrência no tempo e no espaço de um ser humano extraordinariamente pré – organizado. Deste modo, informamos sobre os alunos superdotados de forma a facilitar o processo de planejamento e de efetivação de ensino. A questão discutida neste trabalho é a necessidade de se abordar a inteligência não somente pelo seu aspecto cognitivo, mas através de todas as dimensões