Crianças Sobredotadas
Competências acima da média;
Uma elevada criatividade;
Um grande envolvimento nas tarefas.
- Demonstram ainda:
• Raciocínio rápido;
• Elevado nível de abstracção e de fluência de ideias;
• Curiosidade;
• Flexibilidade do pensamento e originalidade;
• São persistentes nas tarefas.
- A sobredotação assenta sobretudo nas características do desempenho que os sujeitos manifestam na interacção que estabelecem com os outros, com os objectos e com os conceitos. (decorar obrigatoriamente, não está no diapositivo)
- Estas crianças têm habitualmente uma aprendizagem mais rápida, profunda e abrangente do que as crianças normais, funcionando ao nível de uma criança mais velha. Demonstram um raciocínio rápido, um elevado nível de abstracção e de fluência de ideias, curiosidade, flexibilidade do pensamento e originalidade e são persistentes nas tarefas.
- As crianças sobredotadas não são génios nem têm necessariamente de ter as notas mais altas da turma, ou de ter, obrigatoriamente, boas notas em todas as áreas.
- Algumas delas poderão ter talentos especiais em música, literatura ou ter grande capacidade de liderança mas serem alunos regulares na parte académica.
- As manifestações surgem quando as crianças são ainda muito pequenas. Muitas vezes, são os próprios pediatras que se apercebem que a postura, a atitude e a maneira de reagir da criança na consulta de pediatria é diferente. Há pais que são alertados pelos próprios pediatras para procurarem orientação para a educação dos filhos. Isto pode acontecer quando as crianças têm dois, três anos.
- Os sinais mais frequentes e a que os pais devem estar atentos podem passar por desempenhos desenvolvidos a nível do vocabulário, da adjectivação e da estrutura da frase. Há crianças que apresentam uma grande