Separação de Misturas
1º ano 01
Escola Estadual Dr. José Milton Bandeira
Elaíne Alves Kzan
Química
“Separação de misturas”
Manaus-AM
Introdução A pesquisa abordara sobre separação de misturas que são processos que permitem a separação das substâncias. Cada processo tem uma utilização específica, que é definida pelo tipo de mistura e seu estado físico, podendo ser homogênea ou heterogênea; sólido, líquido ou gasoso. Os métodos são: filtração, destilação, decantação, cromatografia, derivatização, entre outros. As misturas poderão necessitar de mais de um processo para a completa separação de seus constituintes.
Processos de Separação de Misturas
Separação magnética (misturas heterogéneas)
Trata-se de um método de separação específico das misturas com um componente ferromagnético como o cobalto, o níquel e, principalmente, o ferro. Estes materiais são extraídos pelos ímanes, fenómeno que se podem aplicar para reter as suas partículas ou para desviar a sua queda.
Separação por sublimação (misturas heterogéneas)
A sublimação é a passagem direta do sólido a gás que sofrem algumas substâncias como o iodo, em determinadas condições de pressão e temperatura. A sublimação pode-se aplicar às soluções sólidas e às misturas, sempre uma das substâncias possa sofrer este fenómeno. Basta aquecer a mistura ou solução à temperatura adequada e recolher os vapores que, quando arrefecem, se veem submetidos a uma sublimação regressiva, ou seja, passam diretamente de gás a sólido.
Separação por solução e filtragem (misturas heterogéneas)
Para separar uma mistura sólida, pode recorrer-se a um solvente seletivo e, portanto, à separação por solução. Às vezes é possível encontrar um bom solvente para um dos componentes da mistura que, no entanto, não dissolve o outro ou os outros componentes, obtendo-se uma suspensão.
Filtragem – quando uma suspensão passa através de um papel de filtro, as suas