O trabalho psicopedagógico na sobredotação
Resumo:
Com este trabalho focamos a sobredotação e a intervenção da psicopedagogia no individuo, para uma melhor compreensão numa sociedade em que nos deparamos hoje em dia.
Abestract:
With this work, we focus on giftedness and psych education intervention on the individual, for a better understanding in a society where we face today.
Introdução:
Este trabalho tem como base a sobredotação que emerge por grandes temas, tais como: o que se entende por sobredotação, como se identificação, esta temática em contexto escolar, estratégicas psicopedagógicas e por fim mencionaremos a Associação Portuguesa de crianças sobredotadas e o Ministério da Educação.
Todo este trabalho foca-se numa abordagem psicopedagógica em relação á sobredotação, e como a nossa sociedade interage com estes indivíduos.
“Os comportamentos típicos dos sobredotados, fruto da incompreensão da sua própria diferença, resultam em questões diversas de relacionamento e inadequação”. (Alencar,2001)
O que é sobredotação:
A sobredotação tem vindo a sofrer alterações ao longo da história, que acompanham nas áreas de cognição da aprendizagem, definindo-se por um Q.I elevado, ou seja, é todo o individuo que apresenta capacidades acima da média em áreas diversas, que podem surgir do isolamento ou em combinação, que retratam áreas de intelectualidade a criatividade, a social, a de liderança ou a psicomotora, também apresentam aptidões académicas, pensamento criativo, talento para as artes musicais, dramática e visuais. O Q.I normal está numa escala de 90-110, considerando-se sobredotado todos os indivíduos que, por testes, obtenham maior resultado
Identificação da sobredotação
A identificação de uma