Crianças no Crime
Cresce o numero de participação de crianças e adolescentes em crimes
O número de crianças e adolescentes no mundo do crime tem aumentado no país, sobretudo por meio do tráfico de drogas.
A sociedade contemporânea vivencia, no século XXI, um aumento no índice de criminalidade entre jovens e adolescentes, onde, muitas vezes, o mesmo deixa ser influenciado por drogas ilícitas, uma vez que é ela uma das grandes responsáveis para que o indivíduo entre no mundo da contravenção penal.
Por conta disso, o governo disponibiliza cursos de capacitação profissional de jovens e adolescentes, em uma forma preventiva de tirá-los da criminalidade, ao mesmo tempo ajuda ao indivíduo a se tornar um cidadão com seus direitos e deveres a serem cumpridos.
Mas também, a forma de querer conquistar o “dinheiro fácil” leva o jovem a cometer atos às margens das leis, pois o poder judiciário, em muitos dos casos, não são bem sucedidos, porque não há leis mais rigorosas que punam corretamente, fazendo com quer o ator do crime volte a praticar novas ações ilegais, pois sabe que há “espaço” no código penal, no qual sua pena será atenuada ou inexistente.
Crianças abandonadas, violentadas e negligenciadas não só pela família, mas também pelo Estado. São essas as crianças que se tornam alvos da criminalidade no Brasil.
O Estatuto da Criança e do Adolescente aborda os deveres da família, da sociedade e do Estado de uma forma muito idealista, mas que não condiz com a realidade. Se as crianças e adolescentes tivessem realmente todos os direitos que o estatuto prevê, certamente o problema da criminalidade no Brasil diminuiria consideravelmente.
Porém, devemos atentar não somente para os direitos que eles possuem, mas também aos seus deveres, pois a legislação brasileira é bastante relapsa ao impedir que estes menores de idade sejam penalizados por seus atos infracionais.
Uma questão muito relevante é a educação, pois ela é o pilar para haver mudança numa