Cal Agricola
O uso adequado de calcário agrícola é um dos a maioria dos fatores importantes para a produção colheita bem sucedida. O excesso de acidez é um dos principais obstáculos para a obtenção altos rendimentos e produtividade do solo a longo prazo. Os benefícios de um programa de calagem de confiança são seguinte:
O calcário agrícola melhora as propriedades físicas, propriedades biológicas dos solos e química.
Aglime melhora fixação simbiótica O nitrogênio (N) em leguminosas.
Aglime influencia a disponibilidade de nutrientes das plantas.
O calcário agrícola reduz a toxicidade de alguns elementos minerais.
O calcário agrícola melhora a eficácia de certos herbicidas.
Limes agrícolas fornecer cálcio (Ca), o magnésio (Mg), e outros nutrientes
1° Etapa Mina de Calcário
O processo de extração da rocha calcária inicia-se com a perfuração e desmonte de rochas da mina. O carregamento e transporte do calcário da mina até o britador se faz por carregadeira e caminhões de alta capacidade (carregadeira Liebherr e caminhões fora de estrada) ocorrendo a seguir o beneficiamento através de britagem.
2° Processo de britagem
O processo tem por objetivo o beneficiamento e classificação do calcário por diferentes especificações granulométricas, até a obtenção de bitola apropriada ao processo de calcinação. Os finos que não são utilizados no processo de calcinação, são destinados à venda como agregados e também para a produção de calcário agrícola. Este processo é dividido em Britagem Primária e Britagem Secundária, sendo estes diferenciados pela sua capacidade de redução das rochas para a classificação em peneiras dimensionadas para cada produto fim. O transporte do material até os fornos se dá através de transportadoras de correias, sendo alimentadas pelas pilhas tipo silo trincheira.
3° Fornos de Calinação
O processo de calcinação do calcário classificado visa a decomposição através da queima a 900 °C do carbonato