Sociedade de Consumo
É importante para a empresa competitiva ter um plano de benefícios espontâneos, pois assegura o nível de satisfação dos funcionários e garante um maior comprometimento e envolvimento com a organização, podendo gerar produtividade.
São inúmeras as vantagens de um plano de benefícios, porém as mais visíveis são as de se ter um quadro de funcionários envolvidos com a empresa, a oportunidade de atrair e manter talentos, diminuir a rotatividade e o absenteísmo, além de aumentar a motivação e melhorar a qualidade de vida dos recursos humanos.
ORIGEM E EVOLUÇÃO DOS BENEFÍCIOS
As transformações que vinham ocorrendo na Europa em decorrência da Primeira Guerra Mundial, incentivaram a criação de leis trabalhistas em nosso país. Existiam muitos imigrantes que deram origem a movimentos operários reivindicando melhores condições de trabalho e salários. Desde 1919 a Constituição Federal sofreu grandes alterações. Só em 1988 foi aprovada a atual Constituição, que trata de direitos trabalhistas. O artigo 7° da Lei Maior vem a ser uma verdadeira CLT, tantos os direitos trabalhistas nele albergados.
Para Martins (2002) Direito do Trabalho é o conjunto de princípios, regras e instituições atinentes à relação de trabalho subordinado e situações análogas, visando
O grande avanço dos planos de benefícios ocorreu durante a II Guerra Mundial. As necessidades da guerra criaram séria escassez de trabalhadores. Uma vez que os aumentos salariais eram controlados pelo governo federal, os empregadores e os sindicatos descobriram novas formas de atrair e manter os empregados. As organizações ofereciam vantagens que não eram controladas pelo governo.