Crianças na escola
O ambiente da observação se deu em três salas de aulas idênticas contendo as seguintes características estruturais.
Suas paredes eram revestidas com tijolos avista pintados de brando, não eram relativamente grandes.
As cadeiras universitárias eram dispostas de forma que deixavam um considerado espaço entre si, permitindo uma livre circulação dos alunos e dos professores pela sala.
Na parte frontal da sala, encontram-se três lousas, sendo uma delas, a posicionada no centro, digital e alinhada corretamente com o aparelho de projeção (data show) que pendia do teto. E as outras duas, uma de cada lado da lousa digital, eram lousas brancas.
No canto direito, ao lado das lousas encontram-se dois armários de metal aonde se é mantido os documentos alunos e aparelhos dos professores.
A frente deste armário, com um espaço suficiente para locomoção de pessoas, encontra-se uma mesa onde estão depositados os trabalhos dos alunos e matérias escolares de uso coletivo.
Na outra extremidade frontal da sala, esta localizada a mesa do professor,
Nas paredes, laterais esquerdas esta um grande vitral que da uma vista quase que total para o exterior da sala e na parede oposta esta localizados dois ventiladores fixados na parede.
Nos fundos da sala estão um armário fechado e um cesto de lixo.
Devemos resaltar que as salas de aulas das crianças de 10 anos, 11 anos e 11 anos e 10 meses são exatamente iguais.
OBSERVAÇÕES
Identificação
Nome fictício: João
Idade: 10 anos
Sexo: Masculino
Escolaridade: cursando o 5º ano do ensino básico.
-Ao inicio da observação, ele esta sentado conversando com o menino sentado a sua direita, esta escrevendo no caderno, interagindo verbalmente com o aluno sentado a frente, levantando para buscar um documento com a professora, voltando e sentando na cadeira, começando a analisar o documento, jogando a borracha pro alto e pegando-a novamente, interagindo verbalmente com o aluno a sua frente, interagindo com o aluno sentado em