Criança fora da escola
Pelos dados levantados nos dois últimos grandes censos brasileiros, apesar de diminuição nos percentuais de crianças e adolescentes fora da escola entre 1991 e 2000, o gráfico demonstra que a tendência de abandono na adolescência permanece maior que na faixa dos 7 aos 14 anos. Isso demonstra que cada ausência da escola é um sinal de que é necessário ajuda imediata.
A relação entre habilidade e diferença de gênero
O desenvolvimento de habilidades é uma área de conhecimento essencial para o professor neste contexto.
No que se refere à diferença de gênero, um aspecto a ressaltar é o de que enquanto os meninos tendem a ter uma força maior nos braços, as meninas têm maior flexibilidade geral, por isso as meninas levam vantagem em esportes como ginástica e os meninos têm vantagem em futebol. Entretanto, na maior parte das atividades físicas não há fortes diferenças nesta faixa de idade.
Aspectos culturais
Os programas esportivos precisam incluir todos, talentosos ou não, para que as crianças vivam com alegria, sejam meninos ou meninas, gordos ou magros, talentosos ou desajeitados.
O mesmo é válido para as habilidades finas. Algumas crianças escrevem naturalmente com mais capricho do que outras, e essas são as crianças com menos habilidades naturais.
Transtorno de hiperatividade e déficit de atenção
Crianças acometidas de TDAH costumam desviar o olhar, fazer perguntas irrelevantes, levantar-se para pegar um copo de água, sentar, agitar-se, contorcer-se, tamborilar na mesa, sacudir as pernas e levantar-se de novo, insistir que precisa ir ao banheiro se um adulto tentar contê-la. Muitas vezes essa necessidade de distração e diversão é acompanhada de excitação e impulsividade. A criança tem grande dificuldade de concentrar-se para ler e recordar uma passagem de um livro, por