Crianças - doenças respiratórias
SAÚDE DA CRIANÇA – DOENÇAS RESPIRATÓRIAS
Asma, rinite, pneumonia e infecções das vias aéreas superiores (IVAS) são exemplos de doenças respiratórias mais comuns em crianças. Sabemos que as doenças respiratórias são um dos principais motivos pelos quais as mães levam seus filhos à unidade básica de saúde (UBS) e, por isso, é de fundamental importância que o profissional de saúde esteja capacitado para o atendimento dessa demanda.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, no Brasil, 13,2% das mortes de crianças até cinco anos foram causadas por pneumonia (2000).
A asma é a doença crônica mais comum na infância e um grande volume de conhecimento sobre avanços no campo terapêutico foram produzidos nos últimos anos, tornando necessária a constante atualização do profissional de saúde. Em relação às IVAS, a preocupação atual se refere ao abuso de antibióticos resultando em taxas crescentes de resistência bacteriana.
As infecções respiratórias agudas mais frequentes no nosso meio compreendem os resfriados comuns, faringoamigdalites, otites, sinusites e pneumonias. Na maioria das vezes, têm etiologia viral, mas em alguns casos, especialmente na pneumonia, a presença de bactérias deve ser considerada. Além disso, constituem uma das principais causas de demanda por consultas e internações na faixa etária pediátrica.
A prevenção das IVAs relaciona-se com a promoção da saúde integral da criança, evitando-se a desnutrição, a prematuridade, o tabagismo passivo, promovendo o aleitamento materno, a vacinação e melhorando as condições de vida da população.
A FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA CRIANÇA
A fisioterapia na saúde da criança pode atuar em portadores de distúrbios neurológicos; deformidades posturais; malformações congênitas; afecções dos ossos, das articulações, dos músculos e da pele e doenças do aparelho respiratório.
Ambiente de Trabalho: Hospitalar, Ambulatorial e Domiciliar.
Importância da Fisioterapia Pediátrica:
- Auxiliar