Agravos respiratorios na infancia
Linha de Pesquisa: Agravos respiratórios na infância.
Tema: Agravos respiratórios na infância, causados por higiene precária em comunidade de baixo poder aquisitivo.
Título: Uma verificação das principais causas de pneumonia, em crianças na faixa etária de 2 a 5 anos na Comunidade do Parauá no rio Tapajós período de 2010 a 2011.
INTRODUÇÃO
As infecções respiratórias são doenças causadas por micróbios, que atacam o sistema respiratório, podem ser aguadas ou crônicas. As infecções Respiratórias Agudas (IRAS) têm inicio súbito e duram em media 7 dias. A gripe, o resfriado, a pneumonia, a otite média aguda (dor de ouvido) e a amigdalite (dor de garganta) são exemplos de (IRA) infecção respiratória aguda, os sinais mais comuns são: tosse, dificuldades para respirar, chiado no peito, nariz escorrendo (coriza), dor de ouvido e dor de garganta.
A pneumonia tem forma específica de se apresenta, a criança tem febre e/ou fica fria com lábios e unhas meio azulados e com respiração mais rápida. Ao inspecionar o tórax nota se afundamento da parte baixa do peito quando a criança puxa o ar. No caso dos bebês abaixo de 2 meses de idade com pneumonia, nem sempre apresentam todos os sinais citados, as vezes os bebês nesta faixa etária apresentam somente sinais gerais de doença grave, como: dificuldade de mamar, barriga distendida, febre ou baixa temperatura do corpo. Febre alta ou a temperatura baixa nas crianças menores de 2 meses de idade são sempre sinais de doença grave. Convulsão ou ataque é quando a criança apresenta movimentos súbitos e incontroláveis e perde os sentidos. Por isso é importante observar se a criança apresenta os sinais de perigo da pneumonia. Respiração rápida e tiragem, que é quando a criança respira mais vezes por minuto para conseguir o ar de que precisa, isto acontece porque as suas vias respiratórias estão cheias de catarro, devido á infecção.
A pneumonia precisa ser detectada o quanto