Infecções respiratórias
As infecções respiratórias são doenças causadas por micróbios, que atacam o sistema respiratório. Podem ser agudas ou crônicas. As Infecções Respiratórias Agudas (Iras) tem início súbito e duram em média 7 dias. A gripe, o resfriado, a pneumonia, a otite média aguda (dor de ouvido) e a amigdalite (dor de garganta) são exemplos de (Ira) infecções respiratórias agudas. Os sinais mais comuns das infecções respiratórias agudas são: tosse, dificuldade para respirar, chiado no peito, nariz escorrendo (coriza), dor de ouvido e dor de garganta.
A tuberculose e a asma são doenças respiratórias crônicas porque são de longa duração. As infecções respiratórias agudas, principalmente a pneumonia costumam ser mais graves nas crianças: menores de 2 meses de idade que nasceram com peso abaixo de 2.500 gramas (2 quilos e meio) desnutridas que não foram amamentadas no peito que não estão com as vacinas em dia .
Como ocorre a infecção respiratória
As infecções das vias respiratórias nas crianças (constipações, pneumonias, bronquiolites…) são geralmente provocadas por vírus. Os vírus são transmitidos de criança a criança, ou do adulto para a criança, por gotículas projetadas para o ar quando se tosse ou espirra. Podem também transmitir-se através do contacto com um objeto contaminado. O QUE OBSERVAR NA CRIANÇA DOENTE?
É importante observar se a criança apresenta alguns desses sinais: Parou de se alimentar, não consegue beber líquido, está sonolenta ou com dificuldade para acordar, tem febre alta ou está com a temperatura do corpo muito baixa, apresentou convulsão, está com desnutrição grave. A criança pode apresentar pele pálida e fria, unhas e lábios azulados.
A febre alta ou a temperatura baixa nas crianças menores de 2 meses de idade são sempre sinais de doença grave. Convulsão ou ataque é quando a criança apresenta movimentos súbitos e incontroláveis e perde os sentidos. Desnutrição grave é quando a criança está com o peso abaixo da linha inferior