Doenças respiratórias em bebês e crianças
Causas e tratamento da bronquite em crianças e bebês
A bronquite é uma inflamação dos brônquios, acompanhada de tosse e expectoração é uma inflamação das principais vias aéreas para os pulmões.A bronquite pode ser de curta duração (aguda), ou crônica, ou seja, que dura por muito tempo e aparece com freqüência.
Causas da inflamação dos brônquios
Deve-se, na maioria dos casos, a um catarro ou a uma gripe. A bronquite aguda, geralmente segue a uma infecção respiratória, e afeta inicialmente o nariz, os seios paranasais e a garganta, e logo se propaga até os pulmões. Algumas vezes, uma pessoa pode adquirir outra infecção bacteriana (secundária) nas vias respiratórias. Isso significa que, além dos vírus, existem bactérias que estão infectando as vias respiratórias.
As crianças correm riscos de bronquite aguda, se:
Os bebês e crianças pequenas têm maior risco de bronquite durante seu desenvolvimento, se seus pais fumam, ou se têm uma doença cardíaca ou pulmonar adjacente.
A bronquite crônica nas crianças
A bronquite crônica é uma infecção de longa duração. As pessoas têm tosse que produz mucosidade excessiva. Para fazer o diagnóstico de bronquite crônica se requer que a pessoa tenha tosse com mucosidade durante a maioria dos dias do mês, durante pelo menos 3 meses.
A bronquite crônica também se conhece como doença pulmonar obstrutiva crônica, ou como DPOC, para abreviar (O enfisema é outra variante de DPOC). À medida que esta infecção se agrava, a pessoa apresenta cada vez mais dificuldade para respirar, tem dificuldade para caminhar ou realizar esforços físicos e pode precisar de oxigênio suplementar de maneira regular. A fumaça dos cigarros é a principal causa de bronquite crônica. A gravidade da doença, muitas vezes depende de quanto tempo tenha sido exposto à essa fumaça.
Os seguintes fatores podem agravar a bronquite: a poluição do ar, certas ocupações (como a extração de carbono, a fabricação de têxteis e a manipulação de