Fisioterapia Respirat Ria
Uma área que vem crescendo muito no ramo da fisioterapia e cada vez mais vem ganhando espaço no meio científico. Trata-se da fisioterapia respiratória que, segundo o site Central da Fisioterapia, consiste em manobras manuais pulmonares, exercícios respiratórios e, em alguns casos particulares, a utilização de oxigenoterapia, com o intuito de restaurar o bom funcionamento dos pulmões e da respiração. São utilizados equipamentos específicos de acordo com o quadro clínico do paciente para que a ventilação pulmonar seja otimizada e recuperada. Ela basicamente visa à prevenção e o tratamento de quase todas as doenças que atingem o sistema respiratório, como, por exemplo, a asma, a bronquite, a insuficiência respiratória e a tuberculose.
As técnicas aplicadas pelos profissionais especializados em fisioterapia respiratória visam desobstruir as vias respiratórias, com o objetivo de retirar os impedimentos que o ar encontra ao passar por elas. O fisioterapeuta busca aumentar a capacidade ventilatória dos pulmões do paciente, usando uso de aparelhos específicos que mobilizarão secreção e facilitarão a sua retirada.
Fisioterapia respiratória infantil
Esse tipo de fisioterapia é muito aplicado em crianças e é conhecida como fisioterapia respiratória pediátrica, normalmente quando a criança possui doenças como a bronquiolite, a pneumonia ou a broncopneumonia, já que nesses casos há a necessidade de ela ser atendida por um especialista pediátrico.
Os pais devem estar se perguntando: Por que as crianças precisam de fisioterapia respiratória tão cedo? O crescimento de doenças respiratória em crianças está muito ligado a evolução dos germes responsáveis pelas infecções respiratórias e ao predomínio de infecções virais sobre as infecções bacterianas. E também porque está ligado a um conjunto de fatores ambientais associados aos hábitos de vida, bem como a poluição do ar.
Devido às características do sistema respiratório e a predisposição genética, as