Mercado Financeiro - Bolsa de valores
Angélica F. Almeida / Bruna A. Viscardi / Heloísa Rodolpho / Najla A. Beranger
O que é o Mercado
Financeiro?
O mercado financeiro é o eixo da economia onde existem dois lados: quem tem recursos disponíveis
(Investidores) e quem busca recursos (Tomadores).
O mercado financeiro age como intermediador, captando e repassando os recursos e cobrando uma taxa para esse serviço, chamada spread.
No passado, o mercado financeiro era o lugar físico ou ponto de encontro entre ofertadores e tomadores.
Atualmente em razão do avanço das telecomunicações e informática, essa exigência física perdeu sua importância. O contato entre os agentes acontece de formas como: telefone, fax, correio, internet e outras ferramentas. Tipos Básicos de
Instituições Financeiras
Intermediárias financeiras (bancos): São aqueles que emitem seus próprios passivos, ou seja, captam diretamente do público por meio de depósitos e aplicam estes recursos por meio de empréstimos e financiamentos junto às empresas.
Instituições auxiliares: São aquelas que propõem a colocar os investidores e poupadores em contato, facilitando sua comunicação, exemplos: distribuidoras, corretoras, bolsa de valores etc.
A divisão do mercado é feita em quatro segmentos
Mercado Monetário
O mercado monetário está diretamente ligado ao dinheiro físico, papel-moeda. Por meio do Banco
Central (BACEN), que regulariza e normatiza a emissão de moedas no país, com o foco de estabelecer o nível de liquidez geral da economia. Por se tratar de um mercado onde envolve dinheiro em espécie, as operações são de curtíssimo prazo e de alta sensibilidade, pois envolvem grandes valores negociados. Fazem parte deste mercado, as operações do Banco Central chamadas de operações no mercado aberto, que abrangem a política monetária por meio do controle e a limitação de dinheiro em circulação. Encontram-se também nesse mercado as operações lastreadas em CDIs e as operações chamadas interbancárias (PASOLD, 2014).
Mercado de