Resumo mercado financeiro
Trabalho proposto pelo docente: ..., da disciplina de: Gestão Financeira, realizado pelos estudantes do 5° e 6º Semestre do curso Ciências Contábeis.
ITABUNA – BAHIA 2012
MERCADO FINANCEIRO
Grupo ABC
ITABUNA - BAHIA 2012
INTRODUÇÃO
O sistema financeiro brasileiro passou a ter maior diversificação do número de intermediários financeiros não bancários, com áreas específicas e bem determinadas de atuação. As Bolsas assumiram, portanto, a característica institucional, como reformas do Sistema Financeiro e do mercado de capitais. O mercado financeiro é onde as pessoas negociam o dinheiro. É um mecanismo que permite a compra e venda (comércio) de valores (ações e obrigações), mercadorias (pedras preciosas) e outros bens tangíveis com baixo custo de transação e preços que refletem a hipótese do mercado eficiente. Esse trabalho tem por finalidade abordar o tema Mercado Financeiro destacando alguns aspectos históricos, os principais organismos que regulamentam, normalizam, fiscalizam e assessoram o mercado financeiro brasileiro e também a divisão do mercado em seus quatro grandes segmentos, dando ênfase especial ao mercado primário e mercado secundário e a distinção entre ambos.
MERCADO FINANCEIRO Definido como sendo um processo onde os recursos excedentes da economia são direcionados para o financiamento de empresas e de novos projetos, desta forma estimulando o crescimento da economia. A consolidação do Mercado Financeiro brasileiro ocorreu de forma efetiva, por volta de 1964, quando houve a promulgação de três leis que marcaram profundas alterações na estrutura do sistema financeiro nacional: A lei nº 4380 de 21/08/1964 que instituiu a correção monetária nos contratos imobiliários de interesse social. A lei nº 4595 de 31/12/1964 que estabeleceu características e as áreas