resumo de mercado financeiro
São todas as instituições, regras e normas que permitem a transferência de recursos para movimentar os totais de valores e títulos que estão no mercado financeiro, dentre eles o monetário, de crédito, de crédito e o de capitais.
Nosso sistema financeiro atualmente foi dividido entre órgãos normativos, entidades supervisoras e operadoras do sistema financeiro.
Mercado Cambial
É onde ocorrem as compras e vendas de moedas internacionais conversíveis, sendo possível através de importação e exportação, pagamento de dívidas e outros valores.
Crédito
Supri as necessidades de caixa a curto e médio prazo por meio de concessão de crédito, tanto como credor quando empresta recursos e também como devedor, quando capta recursos.
Monetário
Suas principais funções são controlar as emissões de moedas e papéis, a fim de equilibrar a economia, orientar e aperfeiçoar as instituições financeiras e seus recursos, coordenar as políticas monetárias, de crédito, orçamentária e da dívida pública interna e externa.
Capitais
A realização das operações se dão através de poupadores interessados em investimentos a médio e longo prazo, em que as instituições financeiras são apenas intervenientes, sua principal característica é a compra e venda de ações. Os riscos do mercado financeiro são os fatores que influenciam nos resultados das operações, para que não ocorram perdas é necessário um bom gerenciamento de riscos, em que englobam pessoas, equipamentos, softwares, normas e regras para medir e controlar todos os riscos existentes.
Os riscos das instituições financeiras são importantes porque identificam seus principais aspectos e particularidades, podendo assim reduzir as perdas financeiras e proteger o capital investido. Dentre os mais importantes podemos citar:
O risco de crédito, devido a crescente predominância de inadimplência no mercado.
O risco de mercado que mede seu preço diariamente, exprime quanto pode ser ganho ou perdido na aplicação