O ENSINO DE HISTÓRIA NA ESCOLA DO CAMPO
Especialização em Educação do Campo – Especialização lato sensu
19/10/2013
RESUMO
Uma tarefa complexa envolve o cotidiano dos professores ao enfrentarem um público estudantil com dificuldades para estabelecer relações com tempos históricos e principalmente relacionar a História com sua realidade. Os âmbitos educacionais devem receber os alunos independentemente de suas condições físicas, sociais, emocionais e culturais. Portanto, as escolas devem reconhecer as necessidades diversificadas de seus alunos e ofertar uma educação de qualidade para todos mediante currículos apropriados, estratégias de ensino e metodologias diferenciadas. O saber histórico na sala de aula estimula a discussão e a reflexão de professores preocupados com a formulação do ensino de História que envolve a redefinição dos conteúdos e dos métodos em função da diversidade humana. A trajetória da educação do Campo no Brasil, mostra que foi uma conquista demorada e que nós educadores devemos buscar com diferentes metodologias, adaptar o currículo de acordo com a realidade dos alunos para que os mesmos consigam realizar uma aprendizagem satisfatória que condiz com sua realidade.
Palavras-chave: Metodologias; Currículo; Aprendizagem; Identidade.
1 INTRODUÇÃO
A escola é uma instituição extremamente complexa e sua função tradicional é a de facilitar a inserção do indivíduo na sociedade e na realidade que o cerca. Partindo desse pressuposto pesquisar sobre a forma como deve ser o ensino das disciplinas nas escolas do campo, em destaque a disciplina História que é o assunto tratado neste artigo, vem a buscar soluções para a melhoria de métodos e metodologias que ajudem a realmente exercer o processo de ensino aprendizagem.
É concedido o estudo da História de todos os tempos e sociedades, sendo necessário fazer seleções baseadas em determinados critérios para estabelecer os conteúdos a serem ensinados. A seleção de conteúdos