Fisioterapia Respirat Ria Oficial 1
Primeiramente para falarmos sobre a Fisioterapia Respiratória se faz necessário o conhecimento básico sobre o nosso sistemas respiratório(Figuras de 1 a 7).
O sistema respiratório do ser humano é um sistema de vias aéreas (superiores e inferiores). Funcionalmente, o sistema respiratório esta ligado ao coração e interage com o sistema circulatório no processo de trocas gasosa, provendo o organismo de oxigênio, sua função fundamental.
A compreensão da organização anatomofuncional do sistema respiratório é fundamental para aplicar as técnicas de Fisioterapia Respiratória.
A divisão do sistema respitarória, dá se conforme abaixo:
Porção de Condução: Orgãos que levam o ar inspirado até a porção respiratória e expelem o ar expirado.
Nariz
O nariz, formado por ossos e cartilagens, apresenta duas aberturas, as narinas, que permitem a entrada do ar. Visa acondicionar o ar inspirado: umidifica, aquece e filtra o ar. Recebem lágrimas, secreções da mucosa nasal e paranasal e é órgão relacionado à olfação.
Fig.1
Faringe
Tubo muscular associado aos sistemas respiratório e digestivo e que funciona como um canal comum para a passagem de ar e de alimento. Situa-se posteriormente à cavidade nasal, oral e à laringe.
Fig. 2
Laringe
Órgão curto, tubular, situado no plano mediano e anterior do pescoço que, além de servir como via aerífera, é responsável pela produção do som. Situa-se anteriormente à faringe e continua-se com a traqueia. Outra função é impedir que alimento e estruturas estranhas entrassem em estruturas respiratórias.
Fig.3
Traqueia
Estrutura cartilaginosa tubular, constituída por anéis cartilaginosa em forma de C, posicionada anterior ao esôfago.
Fig.4
Brônquios
A partir da bifurcação da traqueia, seguem-se dois brônquios principais que se dirigem para os pulmões.
Fig.5
Porção de respiração: Onde ocorre a hematose.
Pulmões
Os pulmões estão contidos na cavidade torácica e são órgãos principais da respiração.
Fig.7
2