1 Trabalho De Marketing Esportivo
Ação de Marketing do Esporte
É uma estratégia voltada para a promoção de qualquer atividade ou modalidade esportiva. Para exemplificar esse tipo de ação, temos o caso da propaganda ‘Não é fácil’, feita pelo time brasileiro de Futebol Americano, Porto Alegre Pumpkins.
No vídeo, que foi feito para rodar apenas na internet, a ideia é fazer com que a equipe, no final, atraia patrocinadores. No entanto, o conteúdo brinca com o fato do esporte não ser muito conhecido no país, pois a primeira frase é ‘e se o nosso esporte fosse o mais popular do Brasil?’.
Durante o teaser, a imaginação, a partir da pergunta citada acima, toma conta das cenas: meninos fazem uma bola oval com linhas, como se tivessem fazendo uma bola de futebol de meia, desenham traves em forma de U nas paredes, em vez de fazerem gols com os chinelos; homens mais velhos torcem para os seus times ouvindo rádio; e até o nome de carro, que, na realidade, se chamam Gol, viram Touchdown.
Já mais para o final do vídeo, com o fim dos exemplos dessa fantasia perfeita, os jogadores do time aparecem, o narrador finaliza com ‘e aí, talvez, a gente não precisasse do seu apoio’ e na tela surge a frase ‘não é fácil viver no país do futebol e gostar do futebol errado’.
Então, apesar do interesse de chamar atenção de patrocinadores, a maior intenção da propaganda, de certa forma, é promover o esporte.
Ação de Marketing no Esporte
Nesse caso, a estratégia parte de uma marca, ou de uma empresa, que se utiliza do esporte para se promover. Exemplo recente disso é a forma pontual que a Casa&Vídeo patrocinou o Botafogo nos clássicos contra o Flamengo e o Fluminense.
O clube alvinegro, então, cedeu espaço na sua camisa, após receber uma quantia de dinheiro, para a Casa&Vídeo não só estampar a sua marca, como mostrar que suas lojas estavam em liquidação.
Com isso, na primeira partida, contra o Flamengo, um smartphone apareceu na camisa com um preço bem barato. E, no segundo