Caixa De Leite
Recurso pode ser utilizado para reduzir calor em ambientes internos.
Acadêmicos de arquitetura idealizaram o projeto e pretendem expandi-lo.
Seja verão ou inverno amazônicos, o calor é companhia certa em grande parte dos dias. Com as altas temperaturas, uma turma de arquitetura de uma universidade particular começou a colocar em prática uma ideia sustentável e eficaz: a fabricação artesanal de placas de isolamento térmico produzidas com caixas de leite.
O material pode ser muito bem aproveitado na construção civil para amenizar o calor na região, sem a necessidade do auxílio de aparelhos como ventiladores ou ar-condicionado.
As caixas de leite são fabricadas com mistura de papel, plástico e alumínio. Os acadêmicos iniciaram a experiência no laboratório do curso. No local, as embalagens são cortadas e lavadas, com a parte interna ficando exposta para ajudar a formar uma espécie de placa de isolamento térmico. A ideia é aplicar o material em paredes de casas de família de baixa renda, visando diminuir assim a temperatura no ambiente interno dos cômodos.
"Consiste no reaproveitamento das caixas, montagem de placas de isolantes térmicos e a aplicação nas residências. Com isso, vem a satisfação da população, que a baixo custo consegue minimizar essas temperaturas, a satisfação dos alunos e a formação de bons cidadãos quanto a parte ecológica e a parte de reaproveitamento do material", diz o professor do curso de arquitetura, Clériston Teixeira.
Uma família foi selecionada para receber a placa e também será beneficiada com um projeto arquitetônico para executar uma obra com a previsão de baixos custos. De acordo com a futura arquiteta Anyelle Cardoso, a casa escolhida é de madeira e o projeto é para a construção de uma obra em alvenaria.
"Um grupo foi escolhido para fazer o projeto e fomos conversar com a dona da casa para saber o que precisava. Fizemos o projeto da forma mais simples porque ela