Fecunda O Sobre Ovocito
Posted on 01/08/2013 199 by Fatima Brito 234
(Albert, 2010) A primeira etapa do desenvolvimento é a formação de um novo indivíduo originário da fusão de um gameta masculino haplóide, o espermatozóide, com um gameta feminino também haplóide, o ovócito, restaurando assim a diploidia na espécie humana. Desta maneira, fica assegurada a perenidade da espécie com descendentes diferentes de seus pais, mas portadores da mesma quantidade de material genético. A fecundação é um processo fundamental nos organismos que possuem reprodução sexuada. Existe uma complexa inter-relação entre ambos os gametas. A presença do ovócito é fundamental na aquisição, antes da fertilização, de propriedades funcionais por parte do espermatozóide. Mesmo assim, este é imprescindível para a ativação do metabolismo celular do ovócito, o qual será encarregado de conduzir o desenvolvimento durante os primeiros momentos após a fecundação. Como resultado da fecundação, dois padrões serão definidos em princípio: o complemento cromossômico diplóide (2n) e o sexo cromossômico (XX, fêmea, e XY, macho). (Catala, 2003; Dumm, 2006)
PREPARAÇÃO DOS OVÓCITOS PARA A FECUNDAÇÃO
Durante a ovulação, ovócitos mamíferos são liberados do ovário para dentro da cavidade peritoneal próximo a entrada do oviduto, para dentro do qual são levados rapidamente. Eles estão cobertos por várias camadas de células foliculares (ou da granulosa) embebidas em uma matriz extracelular rica em hialuronana (ácido hialurônico). Essas células podem ajudar o ovócito a ser recolhido para dentro do oviduto, e elas também podem secretar sinais químicos (quimiotaxia) não identificados que atraem os espermatozóides para o ovócito.
(Moore, 2012)
PREPARAÇÃO DOS ESPERMATOZÓIDES PARA A FECUNDAÇÃO Dois eventos devem ocorrer antes da fecundação: (1) a maturação dos espermatozóides no epidídimo, e (2) a capacitação dos espermatozóides no trato genital feminino.
EVENTOS MOLECULARES DA FECUNDAÇÃO É uma complexa