Criança e infância
RESUMO
O presente artigo é parte integrante do curso de Pedagogia a Universidade Anhanguera – UNIANHANGUERA, intitulada na formação de pedagogos para “EDUCAÇÃO”. Este texto visa entender os diferentes rostos da infância no processo de formação do atendimento à criança no decorrer da história contemplando o tema: a construção histórico-filosófica do conceito de infância, abordando as passagens históricas atribuídas à criança durante um longo período de transição com o objetivo de aproximar-se a um conceito próximo do ideal nos dias de hoje.
Palavras-chave: Criança. Infância. Conceito.
INTRODUÇÃO
Este artigo faz parte da formação do curso de pedagogia da UNIANHANGUERA, intitulada como “entender e identificar as diversas faces do educando na infância”, tendo como objetivo entender o processo de formação da criança no decorrer da história.
Dessa forma, esse artigo contempla o tema: a construção histórico-filosófica do conceito de infância abordando as diferenças entre um longo período de transição ate chegar a um conceito próximo aos dias de hoje.
Para compreendermos o conceito de infância atual é necessário buscar configurações históricas passadas, assim poderemos entendê-la como um fato que vem sendo construído relacionados com movimentos sociais e culturais do contexto histórico vivido. Abordaremos as concepções de infância e organização da sociedade a qual era inserida ao longo da história. Num primeiro momento apresentaremos a infância em seu contexto geral, após apresentaremos a criança como um adulto miniatura, e em seguida iniciaremos com a nova concepção de infância resgatada com um novo sentimento o qual aborda o capitalismo na concepção da infância do século XIX, chegaremos a tratar da infância no Brasil até os dias de hoje.
ABORDAGEM CULTURAL DA INFÂNCIA
Ao voltarmos no tempo em busca do conceito e caracterização da história da infância teremos a visão nítida de que a