A autoridade de jesus
Anderson Douglas dos Santos Carneiro
Prof. João Luiz
Instituto Teológico Quadrangular
Curso Livre de teologia (ITQ/ES/001) – Vida de Cristo e Espiritualidade
24/05/10
RESUMO
Este trabalho abordará as diferentes formas de autoridade de Jesus e como essa autoridade influencia até hoje em nossas vidas como cristãos. A importância do conhecimento da autoridade de Jesus nos faz amadurecer espiritualmente e nos torna mais corajosos na realização do nosso trabalho frente à igreja. Para tal devemos abordar todas as formas de autoridade realizadas por Jesus, suas conseqüências e benefícios para os que acreditavam nela.
Palavras chave: Autoridade.
1 INTRODUÇÃO
O conceito de autoridade está relacionado com o conceito de hierarquia e corresponde ao poder de comandar os outros e levá-los a agir da forma desejada e constitui a base para a responsabilidade. É portanto uma relação de poder que se estabelece de superior para subordinado. [1]
Segundo Aurélio (1995), autoridade é: “Direito ou poder de se fazer obedecer, de dar ordens, de tomar decisões, de agir, etc.; aquele que tem tal direito ou poder, aquele que tem por encargo fazer respeitar as leis.”
Na “gramática elementar da língua hebraica”, a palavra autoridade, “TY”, significa aquele que tem poder, força, já no “léxico do N.T. Grego/Português”, a palavra autoridade, é um substantivo, apresentado no nominativo, feminino, singular que significa poder absoluto. Jesus Cristo, tem o significado de escolhido, ungido ou separado, para salvar a humanidade. Jesus Cristo, iniciou seu ministério aos 30 (trinta) anos de idade, conforme a tradição dos judeus (Nm.4.3).
Quando Jesus foi batizado com água, foi também batizado com poder, autoridade, foi quando deu início ao seu ministério, concebendo esta autoridade a todos conforme conta em Atos 1.8, quando então se cumpriu a profecia de Joel, Pentecostes. “Mas