criança no nosso século XIX
Docente: Vítor Carvalho
Índice
Introdução…………………………………………………………………………………...1
A vida da criança representada na arte……………………………………………………...3
A educação das crianças no nosso século XIX-1ª metade…………….….………..……….4
Educação Infantil
Escolas Primárias
A educação das crianças no nosso século XIX-2ª metade…………….……………………7 Creches e Jardins de Infância
O traje das crianças no nosso século XIX……………………………………………..……9
Os brinquedos das crianças no nosso século XIX…………………………………………10
Conclusão………………………………………………………………………………….12
Bibliografia………………………………………………………………………………...13
Anexos……………………………………………………………………….…………….14
Introdução
O presente trabalho foi elaborado no âmbito da disciplina de História de Portugal, do primeiro ano da Licenciatura em Educação Básica. Com este trabalho pretendemos desenvolver o tema: “A Infância no nosso século XIX – Educação e Assistência”.
Em cada uma das sociedades que se desenvolveram ao longo dos tempos, existiram crianças que levaram estilos de vida bastante diferentes. As crianças de famílias abastadas viveram modos de vida superiores em relação às crianças mais pobres, tendo acesso de forma diferente a regalias como a saúde, protecção e alimentação.
Ao ser elaborada uma história da infância deparamo-nos com a ausência de registos efectuados pelos menores. Desta maneira, apenas podemos conhecer a história da infância através de traços indirectos, ou seja, do ponto de vista dos adultos que nas diferentes épocas deixaram registos sobre o que pensavam e como tratavam a infância.
A criança permaneceu prisioneira do papel social do pai, presa ao círculo de poder desta figura. De certo modo, não existia a infância. As crianças desde que chegavam a uma certa idade eram tratadas como pequenos adultos, na generalidade não as tentavam perceber, nem ouvir, muito menos falavam delas.
As crianças, como as