Estudo
Assistente social Especialista em Educação
OBJETIVOS SEMINÁRIO I
Aula 1 E ASSIM ERA A INFÂNCIA...
Refletir sobre o protagonismo da infância; Refletir sobre as práticas profissionais na educação;
INTRODUÇÃO
A criança é produtora de cultura e na atualidade configura‐se como foco de preocupação e interesse dos mais variados segmentos.
INFÂNCIA
Ao falarmos de infância, constatamos a necessidade de conhecer o processo pelo qual ela vem sendo construída historicamente, assim como ocorreram modificações na sociedade, a criança passou por grandes transformações também até chegar ao conceito que temos hoje.
ISSO TE CHOCA? Pense um pouco...
Fonte: http://www.pedagogiaaopedaletra.com/po sts/trabalho-infantil/
CONCEITO DE INFÂNCIA
O conceito de infância vem apresentando uma modificação significativa desde o seu surgimento até os dias atuais, faz‐se necessário rever historicamente, pois muitos desses conceitos passados influenciaram diretamente a concepção que encontramos hoje.
Então, qual era a concepção de criança? Como ela era vista?
Na Idade Média, as crianças, a partir de sete anos, tornavam‐se aprendizes sob a tutela do adulto, passando a ter as mesmas responsabilidades.
IDADE MÉDIA
Neste período o sentimento de infância não existia já que esse era um período curto de vida, em que os adultos e crianças não eram diferenciados, a criança era considerada um adulto em miniatura, com vestimentas e atitudes tipicamente adultas (ARIÈS, 1981).
OBSERVE A GRAVURA COM MUITA ATENÇÃO:
Temos crianças? Por que é tão difícil encontrarmos imagens de crianças desse período histórico?
Philippe Áries foi buscar nas artes e na literatura da idade medieval a ideia que prevalecia sobre a criança e a infância, ▪ [...] até por volta do século XII, à arte medieval desconhecia a infância ou não tentava representá‐la. É difícil crer que essa ausência se devesse à