Metricas de Processo de software
Implantação de umA SISTEMÁTICA de métricas
A Difícil Arte de Estimar Tempo para
Implementação de Sistemas de informação
Monografia apresentada em cumprimento às exigências para obtenção de grau no curso de pós-graduação lato sensu de especialização em Tecnologia da Informação na Administração de Negócios.
Por:
Carlos Simões
Rio de Janeiro, 15 de Maio de 2004.
dedicatória
Ao meu filho Lucas que é a razão de minha vida, meu porto seguro.
agradecimentos
Aos meus caros professores e companheiros de trabalho que tanto me apoiaram e me forneceram informações para acumular conhecimento na difícil tarefa de estimativa de sistemas de informação. Em especial a Aguinaldo Aragon Fernandes que foi a primeira pessoa a me transmitir informações sobre métricas. epígrafe “Desenvolver sistemas de informação sem procedimentos padronizados e sem um método de estimativa é o mesmo que se aventurar em um mar tenebroso sem instrumentos de navegação”.
O Abismo da Borda do Mundo:
Embora seu país fosse banhado pelo Atlântico, os portugueses nunca haviam desafiado o Mar Tenebroso, um território mitológico e desconhecido.
Os próprios árabes acreditavam que as "portas" daquele oceano eram guardadas, com a ajuda de um dragão, pelas "ninfas do Poente", as Hespérides, filhas do gigante Atlas.
Disposto a chegar à Guiné - de onde provinha o ouro que enriquecera Ceuta - D. Henrique decidiu enfrentar os perigos do Atlântico.
Os marujos, de Sagres desesperaram-se, pois acharam que seus navios iriam despencar no abismo do fim do mundo: a maioria deles acreditava que a Terra era plana como uma bandeja.
Para além desses terrores imaginários, eles tiveram que enfrentar uma série de perigos reais: os ventos e as correntes contrárias, as longas calmarias sob o sol inclemente e as súbitas tempestades.
Os mareantes, além disso, deparavam