cretenses
Acredita-se que a população que habitava na Ásia Menor navegou até a Ilha de Creta e lá se instalaram, por volta de 3.000 a.c e com o passar do tempo esta civilização cresceu e se instalou se tornando assim a civilização cretense. Está população é formada por uma civilização voltada ao comércio marítimo.
Creta é uma ilha localizada ao sul da Grécia, no mar Egeu, entre a Grécia, a Ásia Menor e o Egito, é a segunda maior ilha do mar Mediterrâneo oriental e a quinta maior de todo aquele mar, com um litoral bem recortado, onde foi extremamente valorizado por sua geografia onde facilitou o comércio marítimo, pois favoreceu o desenvolvimento de portos e de muitas atividades ligadas ao comércio marítimo. O interior do território cretense possui muitas planícies e montanhas.
Alguns historiadores dividem a história da ilha de Creta e seus habitantes em três períodos:
- Civilização Egeia: Os primeiros habitantes da Ilha, onde estes se dedicavam especificamente a prática da agricultura, pastoreio de animais como cabra e bois.
- Civilização Cretense: com o crescimento da população de Creta, a ilha passou a ser governada por um rei, fazendo uso de uma única política.
- Civilização Minoica: origem do povo cretense, que após um terremoto iniciou-se a destruição das cidades cretenses, mais após a destruição as cidades foram reconstruídas muito mais evoluídas.
Desenvolvimento da Sociedade
Com o passar do tempo esta população foi se desenvolvendo e formou-se uma monarquia, seus governantes eram conhecidos como Mino que era a mesma coisa que “um rei”. Foram construídos grandiosos Palácios em Cnossos, Festos , Maliá e em Santa Trindade O Mino exercia a função de rei e religioso,