Evolução da Ciencia Economica
Aula 2 – Evolução da Ciência Econômica
1- A fase pré-científica da Economia
A Economia Européia Pré-capitalista
O Feudalismo – sistema socioeconômico que precedeu o capitalismo na Europa Ocidental. O declínio da parte ocidental do velho Império Romano deixou a Europa sem as Leis e a proteção que o Império oferecia. O vácuo foi preenchido pela criação de uma hierarquia feudal na qual o servo ou camponês era protegido pelos senhores feudais, que, por sua vez, deviam fidelidade e eram protegidos por senhores mais poderosos. Assim se estruturava o sistema, indo até rei. Os fortes protegiam os fracos, mas a um alto preço. Em troca de pagamentos em moeda, alimentos, trabalho ou fidelidade militar, os senhores concediam o feudo – um direito hereditário ao uso da terra.
Os costumes e a tradição são a chave para a compreensão das relações medievais. Toda a organização medieval baseava-se em um sistema de serviços e obrigações mútuas, envolvendo toda a hierarquia feudal. A posse ou o uso da terra obrigava a certos serviços ou pagamentos costumeiros, em troca de proteção. O senhor estava tão obrigado a proteger o servo quanto este estava obrigado a pagar, em troca, uma parte de sua colheita ou trabalhar para o senhor.
As disputas entre servos eram resolvidas na corte do senhor, segundo não só as circunstancias especiais de cada caso, como também o costume do feudo para tais casos. É claro, que, em geral, um senhor decidia a seu favor, em uma disputa entre ele próprio e seu servo.
As regras segundo os costumes do feudo aparecem em profundo contraste, comparadas com o sistema legal e jurídico do capitalismo. O sistema capitalista baseia-se no cumprimento de leis de caráter universalista e contratos.
Foi o fortalecimento dessas obrigações e da capacidade dos nobres de fazê-las serem cumpridas de uma extensa hierarquia de vassalos numa região muito grande, que acabou levando ao aparecimento dos modernos Estados-nação. Esse processo ocorreu durante o