Namoro Cristão
Recebi um e-mail de um jovem buscando orientações sobre como conduzir um namoro agradável a Deus. Resolvi colocar aqui a resposta que dei a ele, na esperança de que possa ser últil para outros jovens também.
O versículo citado acima nos dá uma dica de como podemos buscar a pureza em nossos caminhos. A Palavra do Senhor é viva e eficaz para nos ajudar nessa caminhada. Desde que, é lógico, estejamos dispostos a obedecê-la.
Quero deixar bem claro que tudo o que vou colocar aqui se baseia em três premissas básicas: minha experiência pessoal (depois de 21 anos de casado e alguma prática no aconselhamento de jovens), pregações de homens de Deus que prezo muito, e, principalmente, a Palavra de Deus.
A grande dificuldade que temos ao pesquisar na Bíblia sobre namoro é que essa palavra simplesmente não existe na Bíblia. Isso porque essa prática era desconhecida naquela época. Geralmente os casamentos eram arranjados e nunca, nunca era permitido que um jovem ficasse sozinho com uma jovem antes do casamento. Não quero dizer que devemos voltar a essa prática (de casamentos arranjados), pois vivemos em uma cultura diferente. Mas mesmo assim podemos aproveitar os princípios de Deus revelados na Bíblia, que não mudam nunca. Afinal, é para isso que temos o privilégio de ter a Bíblia!
A primeira coisa que percebemos na Bíblia é que nenhum relacionamento começava se o pai não permitisse. Até o casamento o pai era o responsável pela criação, sustento, educação e proteção da filha. Não vemos na Bíblia muitas referências sobre o relacionamento entre pai e filho, mãe e filha ou mãe e filho, mas vemos muita coisa relacionada entre pai e filha. Leia Números 30 com calma, e perceba a importância que Deus dava a esse nível de relacionamento.
Fui criado nos caminhos do Senhor, e quando quis começar a namorar a Maria José, minha esposa, minha primeira preocupação foi conversar com o pai dela. Fui até ele e