Civilização Cretense
Creta é uma das maiores ilhas do Mediterrâneo. Consiste principalmente em colinas e montanhas, com alguns vales férteis. Uma estreita planície estende-se na costa norte, onde se encontram as maiores cidades e alguma indústria leve. Na costa sul, as montanhas descem abruptamente para o mar.
Os povos indo-europeus - aqueus, jônios ,eólios e dórios - começaram a chegar à Grécia em sucessivas levas, por volta do ano 2000 a.C. . Porém, muito antes da chegada desses povos, a maior ilha grega do mar Egeu - Creta - já era habitada. Nela se desenvolveu uma brilhante civilização: a civilização cretense.
Próximo ao III milênio a.C., a ilha de Creta recebeu alguns povos, provavelmente vindos da Ásia Menor, que constituíram uma importante civilização, a Civilização Cretense. Encontra-se no Mediterrâneo Oriental , perto da Grécia e da Ásia Menor.
A civilização Cretense passou por três estágios:
- Civilização egéia;
-Civilização cretense, e;
-Civilização minóica
Os primeiros habitantes dessas terras deram origem à Civilização egéia, nome dado devido ao Mar Egeu.
A maioria da população era formada por pescadores e marinheiros, por isso eram chamados de povo do mar.
- A Economia na Ilha de Creta No início, houve preocupação com a agricultura de: oliva, vinha, trigo, milho miúdo, legumes, ameixeira, figueira, e com o comércio marítimo com as outras ilhas do Mar Egeu, com o Egipto e com a Ásia. Com o comércio marítimo, podiam oferecer saída aos produtos da ilha e de suas indústrias e meios de obter produtos alimentícios que o solo não conseguia proporcionar em grande quantidade. Exportavam azeite, vinho, tecidos, armas de bronze, jóias e uma admirável cerâmica.
Expandindo-se pelo mar, os cretenses fundaram diversas colônias, entre as quais Micenas, Tirinto e Tróia.
A indústria Cretense era parcialmente controlada pelo Estado. Fabricavam tecidos, ferramentas, utensílios domésticos, vasos e jóias. Havia divisão de trabalho e produção em