Arte cretense
Resumo
Por volta de 2700 a 1400 a.C., a primeira civilização a se estabelecer no mundo Grego nasceu em Creta. Dominantes dos metais, os Cretenses construíram uma civilização que chegou ao mar Egeu, sendo esse período parte da chamada Idade do Bronze.
Era contemporânea às civilizações Egípcia e Mesopotâmica, e baseava-se no poder comercial e marítimo. Tem sua história dividida em três etapas: Primeiro Minoico (2000a.C.); Minoico médio (2000 a 1700 a.C.) e Minoico tardio (1700 a 1450 a.C.).
Idade do Bronze
São encontrados vestígios de utensílios de bronze e fornos para sua fundição por volta de 3000 a.C., época em que a ocupação do litoral tornou-se evidente. Após 2100 a.C. grandes palácios começaram a ser construídos (o principal sendo o de Minos, em Cnossos), e com registros escritos, política e um exército tem-se início a civilização minoica.
(/historiadom.files.wordpress.com/2008/08/cnossos2.jpg)
“As pinturas, esculturas, vasos e objetos de luxo eram feitas por artistas (artesãos cretenses).
A arte, para os gregos, sempre teve um sentido utilitário, sendo difícil diferenciar o artista do artesão.”
Um palácio cretense compõe-se de um complexo conjunto de dependências, verdadeiramente labiríntico. Nele existem terraços, janelas e claraboias que servem para a iluminação. Completam o conjunto do palácio moinhos, fornos de pão, celeiros, estábulos, amplos armazéns, sistemas de condução de águas e esgotos, etc. Junto aos palácios existem grandes espaços que deveriam servir para jogos.
Nos palácios cretenses, dominavam as cores vivas e eram acrescentados elementos decorativos, como Rosetas e placas com relevo imitando tapeçaria, além de decoração pictórica. “A cobertura é arquitravada. Quando eventualmente se emprega a abóbada, esta é falsa. Nos palácios cretenses a cobertura deixou de ser de madeira, e a sua forma influiu na formação do friso dos entablamentos que se apoiavam