A CIVILIZA O CRETENSE
A Civilização Cretense, também conhecida como civilização minoica, tem suas origens um pouco desconhecidas. De acordo com alguns pesquisadores da área, algumas das populações que habitavam a Ásia menor, navegaram até a ilha de Creta e por lá se instalaram.
Com o passar do tempo a sociedade se multiplicou e sua economia se solidificou, baseada exclusivamente no comércio marítimo de produtos na região balcânica e na Ásia Menor, porta de entrada comercial para o Oriente. Dentre os principais produtos comercializados por eles eram joias, tecidos, armas, e objetos de bronze.
Podemos observar três periodos em sua historia. O primeiro é a Civilização Egeia, que trata dos primeiros habitantes da ilha de creta que se dedicavam a agricultura e ao pastoreiro. O segundo período é a civilização cretense, onde podemos perceber o crescimento das atividades comerciais e a criação de uma unidade política. E o terceiro período, a civilização Minoica, civilização que se iniciou após a destruição das cidades cretenses, possivelmente, por um terremoto. Que é o que nos interessa nesse momento.
Após essa deflagração das cidades cretenses, elas foram reconstruidas a tal ponto de influenciar um grande desenvolvimento economico, que possibilitou a formação de uma monarquia, cuja qual os governantes eram conhecidos como Mino, que tem o mesmo significado de Rei.
Invasão dos Aqueus
A Hélade, região que denomina a Grécia Antiga, foi povoada por diversos povos ao longo da História Antiga. A ocupação do território grego se deu através de diversas etapas e diversos grupos étnicos. Durante muito tempo foi a civilização minóica que ocupou e fez desenvolver a ilha de Creta, estabelecendo uma cultura avançada baseada no comércio marítimo, com centros urbanos aprimorados e agricultura farta. Mas então vieram as invasões de povos indo-europeus, que alteraram a vida e estrutura social na ilha.
O grupo pioneiro nas invasões da ilha de Creta foi o dos aqueus, os quais dominaram os