Cress
A criação e funcionamento dos Conselhos de fiscalização das profissões no Brasil têm origem nos anos 1950, quando o Estado regulamenta profissões e ofícios considerados liberais. Nesse patamar legal, os Conselhos têm caráter basicamente corporativo, com função controladora e burocrática. São entidades sem autonomia, criadas para exercerem o controle político do Estado sobre os profissionais, num contexto de forte regulação estatal sobre o exercício do trabalho.
02 - QUAL O PAPEL DO CRESS?
O Conselho Regional de Serviço Social 15ª Região tem como atribuição básica fiscalizar, disciplinar e defender o exercício da profissão de Assistente Social. È uma autarquia com personalidade jurídica de direito publica, vinculado ao Concelho Federal de Serviço Social (CFESS), mas com autonomia administrativa e financeira.
03 - COMISSÕES
As comissões são compostas por membros da diretoria e a base. Estas comissões são instrumentos que possibilitam a discursão, reflexão e a realização de eventos de acordo com seu eixo temático. Atualmente funciona no CRESS/15ª Região as respectivas comissões: * Comissões de Fiscalização - COFI * Comissões de Registro de Inscrição - CRI * Comissões de Inadimplência * Comissões de Ética e Direitos Humanos * Comissões de Segurar idade Social * Comissões de Comunicação * Comissões de Administrativo-Financeira
04 - ESTRATÉGIAS PARA FORTALECER E DICIMINAR A IMPORTÂNCIA DO CÓDIGO DE ÉTICA PARA OS PROFISSIONAIS
* Fiscalização e orientação; * Palestras; * Reuniões; * Fóruns * Cursos de capacitação; * Assembléias; * Participação ativa em conselhos de Direitos Humanos; * E outros demais eventos construídos pelos próprios profissionais.
05 - AÇÕES DA COMISSÃO DE ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO * FISCALIZAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES EM MANAUS E BOA VISTA; * ACOMPANHAMENTO DOS EDITAIS DOS CONCURSOS; * ORIENTAÇÕES EM GERAL PARA CATEGORIA; * APURAÇÕES DE DENUNCIAS; *