Resenha sobre artigo relações étnico-raciais e cidadania
CURSO DE BACHARELADO EM BIOLOGIA
TRABALHO DE AVALIAÇÃO A1
Resenha sobre o artigo: “Relações étnico-raciais e cidadania:História e Cultura Afro-brasileira como fatores fundamentais para construção do cidadão afrodescendente a partir do pós-abolição.
Por:
Vivian Lima da Paz
Professor: Leonardo Santana
Rio de Janeiro
26/04/2013
SILVA,Leonardo Santana da. Relações étnico-raciais e cidadania:História e Cultura Afro-brasileira como fatores fundamentais para construção do cidadão afrodescendente a partir do pós-abolição.Rio de Janeiro.
Mestre em História Social USS. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em História Comparada da UFRJ.Professor do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM) e do Conservatório Brasileiro de Música (CEU-CBM).
O presente artigo expõe assuntos muito discutidos pela sociedade brasileira e presente na vida do cidadão afrodescendente:a desigualdade social, o racismo, a falta de oportunidades e a falta de inclusão do negro na sociedade brasileira.Mostra também o que o governo brasileiro atual vem fazendo para tentar mudar o quadro e o que diz a legislação brasileira desde a segunda constituição sobre o assunto, visto que a primeira constituição não esta compreendida no período pos-abolição.
Quando se fala na inserção do cidadão afrodescendente na sociedade brasileira, nos parece um assunto já bem esclarecido. Porem a realidade dos fatos é bem outra. Em pleno século XXI, exatos 125 anos após a abolição da escratura, ainda encontramos múltiplos exemplos de discriminação, desigualdade e preconceito por etnias e raças.
A abordagem das políticas afirmativas, instauradas pelo governo brasileiro afim de minimizar os visíveis efeitos da falta de inserção do negro na sociedade desde os tempos pós-abolição. O sistema de cotas étnicas adotados pelas universidades brasileiras e a obrigatoriedade do ensino da História da África e da Cultura Afro-brasileira na rede pública de ensino são exemplos disto.
Muitas