Cress
O presente trabalho tem por objetivo, apresentar a criação e funcionamento dos Conselhos Regionais de Serviço Social no Brasil (CRESS) , com aprofundamento no CRESS 15˚ região, que é o CRESS que normatiza a Profissão de Assistente Social no Estado do Amazonas e Roraima bem como sua origem e processo de evolução seu histórico e também suas comissões com suas respectivas funções, o processo de regulação do profissional e as leis que regulam a profissão. Discorre também sobre o processo de reconceituação da profissão, em que o posicionamento e os horizontes profissionais são revisados e ampliados e também discorre sobre a ética profissional no âmbito de direcionamento do Assistente Social, que é prevista no Código de Ética. Dispõe também de informações sobre a ontologia do ser social e o conjunto CRESS –CFESS.
Na discussão sobre ética profissional, buscaremos salientar o papel de um Assistente Social ético e critico como deve ser sempre norteados por citações da autora Barroco, a qual foi uma das escolhidas para servir de embasamento teórico para este trabalho.
Mostraremos também que o profissional depois do IIICBASS, o congresso da virada, como é conhecido, o profissional se impôs cada vez mais chegando a romper com seu leito, a igreja, e tomar uma postura muito mais ética, e com muito mais autonomia.
Antecedentes Histórico do Conselho Regional do Serviço Social: A Origem sob Controle Estatal
O que é o Conselho Regional do Serviço Social ( CRESS)?
Trata-se de autarquia com personalidade jurídica de direito público vinculada ao Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), com autonomia administrativa e financeira e jurisdição estadual.
Missão do CRESS na 15º região Manaus/Roraima
Garantir, disciplinar, orientar, fiscalizar e defender o exercício legal da profissão de assistente social em seu âmbito de jurisdição de acordo com os princípios éticos, políticos e normas gerais estabelecidos pelo